PREFÁCIO À 2ª EDIÇÃO
Mais de três lustres são já decorridos, da primeira edição de Folclore Goiano à presente. E a distância no tempo, se por uma parte nos permite avaliar, com mais justeza, a pequenez de nossa contribuição exegética, possivelmente, a pobreza de erudição com que cercamos nossas pesquisas folclóricas, por outra, realça e torna mais esplêndidas, mais belas, mais preciosas as pepitas que compõem o rico mostruário que é Folclore Goiano, garimpadas nas tradições orais das populações bem brasileiras do Brasil central. Por singular contraste com a literatura escrita, o tempo para assuntos de literatura oral tem a mesma virtude que para os vinhos: quanto mais velhos, melhores. E assim este documentário de usos e costumes, tradições, aspectos culturais e artísticos de uma civilização que viveu isolada até há pouco, e que conserva ciosamente valores espirituais de uma brasilidade genuína, se nos afigura tanto mais valioso quanto maior é a ameaça de submersão pela maré alta de Brasília, carregando em seu bojo, ao lado dos benefícios materiais do progresso, os vícios e deturpações da decadente civilização burguesa.
Eis porque urge preservar e perpetuar este documentário. Eis a razão desta segunda edição, confiada à mesma Cia. Editora Nacional, paladina dos empreendimentos culturais impregnados de autêntico sentido nacional.
Folclore Goiano é dado a lume corrigido, ampliado, ilustrado. Novos fatos folclóricos, mais algumas danças regionais, exegeses teoréticas.
Nossa única pretensão é preservar para a posteridade um documento do modo de ser de uma das civilizações sertanejas que melhor espelha e conserva a fisionomia nacional.
Ribeirão Preto, dezembro de 1958
José A. Teixeira