escoar um líquido claro, parecido com leite, o qual, exposto ao ar atmosférico, se coagula e torna-se negro."
A Relation abrégee d'un voyage fait dans l'interieur de l'Amerique Meridionale, não fica sepultada no livro de debates da douta Academia. Ganha o mundo silenciosamente, para receber em 1770 o seu primeiro destino prático, quando o químico inglês Priestley a inculca como apropriada a apagar traços de lápis, em vez do miolo de pão secularmente empregado.
Então, a borracha - o caoutchouc, para dizer precisamente como eles a nomeavam - já principia a valer alguma coisa, ao menos entre os desenhistas.
Mas ainda custa apenas sete shillings e seis pence por polegada cúbica.
E continua a ter um preço relativamente vil, mesmo após o ano de 1780, em que Berniaud descobriu a sua colorabilidade pela ação de certos compostos químicos. Cotação menos desprezível só alcança em 1791, quando Grossart sugere o seu emprego, como de grande vantagem, na fabricação de alguns instrumentos cirúrgicos.
A partir do ano de 1820, porém, é que principia a mudar o destino da substância que, antes, só valia para disfarçar equívocos de desenhistas. Porque, nesse momento, Thomas Hancock requer patente para a sua aplicação em artigos de indumentária, por haver inventado um meio técnico de lavá-la e tirar-lhe o máximo de rendimento real.
Desencadeia-se o progresso do aperfeiçoamento de sua utilização industrial. Não há mais como prever o ponto onde se irá deter, desde que se veem aparecer no mercado as belas capas impermeáveis, preparadas em 1823 de acordo com um processo descoberto por Charles Mac Intosh. Quanto mais em 1839, ano em que Charles Goodyear faz saber ao mundo que descobriu um meio, absolutamente