Capítulos da história social de São Paulo

Quando os paulistas descobriram o ouro nas Gerais, invadiram essas promissoras regiões. O seu número, porém não poderia ter sido grande.

Calculo que, nessa ocasião, a população planaltina não seria grande. A imigração não era elevada, nessa segunda metade do século XVII. Não havia causa econômica a atrair imigração de vulto para o Planalto. Por outro lado o apresamento e a exportação do escravo para o Nordeste havia diminuído muito, de modo que não havia motivo para um aumento demográfico que não fosse vegetativo.

Calculo em cerca de 800 homens, isto e, cerca de 2.500 pessoas, os emigrados do Planalto para as Gerais.

Mas, as notícias das descobertas do ouro tiveram imenso eco em Portugal que, veio para o Brasil uma verdadeira avalanche de gente de toda a espécie, formulo uma enorme onda imigratória. Calculo em 80 mil o número de imigrantes que teriam vindo na primeira década do século XVIII, via Rio de Janeiro, à razão de oito mil pessoas por ano, era média.

Calculo em oito mil nordestinos, que à razão de 800 por ano, em média, tenham, subindo o rio de S. Francisco, entrado nas Gerais, na primeira década do século XVIII, aí se ligando aos reinóis, contra os crioulos paulistas, formando o grupo doa emboabas.

A imensa superioridade numérica destes pesou na contenda, de modo a marcar o resultado.

[Ver ilustração no original]

Capítulos da história social de São Paulo - Página 3 - Thumb Visualização
Formato
Texto