AO LEITOR
Há trinta e dois anos a Companhia Editora Nacional publicava, sem ainda poder calcular em toda a extensão o vulto e o valor do empreendimento, o primeiro volume de sua COLEÇÃO BRASILIANA: Figuras do Império e outros ensaios, de Baptista Pereira. Desde 1931, e até hoje, publicou nada menos que 321 títulos, que somados a 79 reedições alcançam a expressiva marca de 400 lançamentos, todos voltados para a cultura brasileira em todos os seus aspectos.
Com o volume de nº 322, introduzimos na série algumas modificações materiais que nos pareceram indispensáveis para sua atualização e modernização, para uma circulação mais ampla e, o que nos parece mais importante, para o seu relativo barateamento, proporcionado por um formato maior e mais econômico. Estamos certos de que os leitores tradicionais da Brasiliana compreenderão o alcance e a necessidade de tais alterações, e verão nessas novas características uma promessa formal de nova, significativa e valiosa fase.
COMPANHIA EDITORA NACIONAL
tradição em bons livros
desde 1926
Próximas publicações: Luís da Câmara Cascudo, História da Alimentação no Brasil. Pe. Serafim Leite, Novas Páginas de História do Brasil. Álvaro Lins, Rio Branco.