PREFÁCIO
Os bons livros não valem só pelo que encerram, mas ainda pelo que sugerem. É o que acontece com a Contribuição à História das Ideias no Brasil do Professor João Cruz Costa, que, nesse livro, foi um dos primeiros a tratar com isenção, como assunto sério, o Positivismo em nosso país. Entretanto, por não haver, quando escreveu esse trabalho, compendiados em volume, dados a respeito dos positivistas "independentes", somente a poucos deles pôde referir-se. Foi o que suscitou ao autor deste ensaio a ideia de escrevê-lo. A princípio devia ser apenas uma achega, sob forma de artigo, apreciando o livro do Professor Cruz Costa. À medida, porém, que foi sendo escrito, esse artigo foi crescendo, e de tal modo, que afinal se transformou no presente trabalho.
Num país, como o nosso, onde a generalidade das famílias não tem o hábito de guardar os papéis de seus chefes, torna-se difícil estudar e documentar a ação dos que, em graus diversos, se filiaram ao Positivismo e contribuíram para a sua difusão entre nós.
Enquanto as publicações do Apostolado Positivista do Brasil estão catalogadas e são encontradas em sua sede e em várias bibliotecas públicas (o mesmo acontecendo hoje com os escritos e artigos de Luís Pereira Barreto, relacionados, com heroica paciência, pelo Professor Roque Spencer Maciel de Barros que deles fez o exame num trabalho digno dos grandes centros universitários da Europa e da América,(1) Nota do Autor a atuação dos demais positivistas, que precederam e complementaram o apostolado de Miguel Lemos