Pedro II

Prefácio

Pela pessoa de Pedro II professava o Visconde de Taunay a mais profunda admiração, sentimento que lhe vinha da infância e constantemente acendrado desde os primeiros contatos com o monarca.

Era-lhe esta feição bastante de procedência atávica pois seu Pai, um dos preceptores do Imperador, passara durante quarenta anos a ser o constante e fiel amigo do Soberano, seu antigo aluno, e de várias disciplinas. E igualmente dedicara as veras de um apreço extraordinário às faculdades intelectuais e ao caráter do augusto discípulo que, aliás, numerosas vezes, e publicamente, lhe retribuiu esta expressão de elevadíssirna estima, nos termos do mais alevantado apreço e reconhecimento de méritos.

Em Pedro II via o Visconde de Taunay não só o homem de rara cultura, sumida por larga inteligência e prodigiosa memória. O que nele de mais notável enxergava vinha a ser a estatura moral.

No Bragança magnânimo percebia uns dos mais acabados tipos representativos da grandeza humana. Tinha-o como a encarnação, a mais eminente do patriotismo, da

Pedro II - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto