Arnolfo Azevedo
parlamentar da primeira república
Com todos os riscos das fatais distorções, as biografias constituíram sempre uma fonte de primeira ordem para a reconstituição de uma época.
Que seria da história do direito inglês sem as Vidas dos chanceleres? Que seria da sua história política sem o imenso repositório representado pelas Lifes and Letters, sem os Papers, em que os pesquisadores encontram ao alcance da mão as peças fundamentais da ação de seus grandes estadistas? Sem dúvida são, na maior parte, apologético, quando não panegíricas, mas são elementos às vezes únicos para a reconstituição de certas eras e de momentos pelos analistas dos fenômenos políticos e sociais.
Fomos sempre pobres no gênero biográfico. Mas note-se que os pontos altos em nossa pequena série de boas biografias são, em grande parte, representados pelas narrativas dos descendentes dos heróis: Joaquim Nabuco, Laurita Pessoa R. Gabaglia, Afonso Arinos de Melo Franco, José Antônio Soares de Sousa, J. Wanderley Pinho, o conde de Afonso Celso, José de Alcântara Machado, Moisés Marcondes, Nelson Laje Mascarenhas, Carolina Nabuco, são autores de páginas inesquecíveis sobre seus antepassados, envolvendo revelações históricas primaciais.
O volume que hoje se incorpora à "Brasiliana" é uma biografia de tipo inglês; uma narrativa singela e objetiva baseada nos papéis de um arquivo
(continua na outra dobra)