A CERÂMICA NO BRASIL
A cerâmica é a arte por onde as culturas marcam a sua transição para o trabalho dos metais. Antes de criá-la, o homem já iniciou e utilizou a arte dos utensílios líticos, a arte do trançado, a arte da plumagem, conforme a região onde viveu.(1) Nota do Autor
No período da pós-descoberta, verificou-se predominarem no Brasil povos que, de modo geral, fabricavam para as necessidades comuns da vida um tipo inferior de cerâmica. Não estão neste caso, entretanto, os interessantes trabalhos oleiros de Marajó, Tapajós, Cunani e Cajari, localizados na Região Norte do país e atribuídos a culturas indígenas desaparecidas antes da colonização europeia.
"Não se presuma, porém, que no Sul, onde predominaram povos tupi-guarani e jê, não se tenha contribuído com material da mesma espécie; mas a sua qualidade inferior, embora em abundante quantidade, não permite margem a melhores afirmações. Por muitos anos, ainda será naquele campo que os arqueólogos irão proceder a averiguações para poder explicar algo sobre a vida antiga do Brasil.(2) Nota do Autor
E digno de atenção o aumento qualitativo que se nota na cerâmica brasileira à proporção que se caminha do Sul para o Norte, onde se encontram os modelos superiores.
"Tosca e rude, no Sul, feita exclusivamente com a preocupação de utilidade determinada pelas exigências do viver: melhorada no Centro, quando as tribos já evoluíram e se adiantaram na marcha para o Norte; e bastante aperfeiçoada no Maranhão, sem ter ainda os elementos naturais que fazem da Amazônia uma região de privilégio.(3) Nota do Autor"