Cerâmica artística: hipóteses sobre os povos que a fabricaram
Divergem os pesquisadores quanto à origem dos povos fabricantes de cerâmica artística no Norte do Brasil.
Vejamos as opiniões de algums especialistas:
No entender de Angyone Costa,
"a família aruaque ou nuaruaque foi das que primeiramente se estabeleceram vindas dos planaltos andinos, descendo os afluentes da margem esquerda do Amazonas e galgando, por outro lado, a estrada do mar. Pacíficos e ativos construtores das artes do trançado e da cerâmica, a eles se atribui a construção das peças mais belas na louça indígena do Brasil. Os nuaruaque teriam tido velhos contatos com as tribos do istmo do Panamá, depois do desaparecimento da florescente civilização dos maias.
Tinham pervagado as grandes bacias do Orinoco e do Madalena, estabelecendo comércio, possivelmente demorado, com povos de cultura superior.
Ao aparecerem na planície, talvez fugindo de perseguições de tribos mais belicosas, os nuaruaque rumaram para Marajó. [...]
[Posteriormente] impelidos pelos caraíba, atravessaram a planície Amazônica, perseguidos por aqueles ferozes inimigos que os levaram às Grandes Antilhas. [...] o tupi-guarani, quando chegou à margem esquerda do Amazonas, já encontrou ao norte o Caraíba, que lhe tolheu os passos."
Por seu turno, Domingos Soares Ferreira Pena afirmou que, não havendo notícia segura de ter aportado à costa oriental da América do Sul grupo humano antes da descoberta do Novo Mundo, consequentemente não se poderia atribuir a qualquer povo não americano a construção dos cerâmios(1) Nota do Autor artísticos do Pará. Para ele seriam os cariba ou caraíba, que habitavam Marajó, os construtores da camada inferior da cerâmica de Pacoval, e os seus descendentes imediatos foram provavelmente os continuadores desse monumento, cabendo, finalmente, aos aruã(2) Nota do Autor, últimos representantes desse povo, a seção superior, cujos artefatos são já bem mais grosseiros que os da camada inferior.
Teodoro Sampaio, em seu trabalho Arqueologia brasileira (1922), escudando-se no pensamento de Ferreira Pena, que atribuiu aos aruã a posse ou autoria da ilha do Pacoval, diz-nos que, "se a hipótese do ilustre naturalista (Ferreira Pena) se confirma de referência a essa tribo do tronco aruaque-caraíba(3) Nota do Autor, é lícito, então, filiar-se o foco de cultura que se testemunha na necrópole do lago Atari à