Fragmentos de cerâmica brasileira

INCURSÃO NO MUNDO DE UMA ARTE ANTIGA

Brasileiros de todos os pontos do território pátrio já ouviram falar, alguma vez, da chamada arte dos primitivos habitantes do Brasil; já puderam, talvez, admirar suas representações e identificar a motivação e as características morfológicas dos curiosos objetos de barro - com desenhos de linhas simples e cores fortes - que compõem o acervo difuso dessa arte rústica.

A arte marajoara, a mais difundida, como tantas outras manifestações da criatividade humana, originária do fundo remoto dos tempos, tem conteúdo amplo e rico. Amplo, no sentido de que sua ocorrência é registrada em diferentes lugares situados na extensa região geográfica pela qual o rio Amazonas se aproxima do Atlântico e o atinge. E rico, pode ser dito, porque as formas de cerâmica trabalhada e respectivos ornamentos - veículos da mensagem dos criadores dessa prática - revestem-se, hoje, para o estudioso, de uma significação muito maior do que a sugerida pela simples beleza plástica que os objetos exibem.

Além da beleza e harmonia de proporções pousada na face externa, esses objetos - urnas, vasos, modelagens de homens e animais - refletem com intensidade e magnitude todo um desconhecido universo cultural, em que estão inseridas as crenças e os costumes dos grupos indígenas responsáveis pela autoria desse legado que atravessou o tempo e chegou até nós.

Universalmente, os grupos humanos primitivos sempre usaram as habilidades técnicas conquistadas na fixação de imagens e signos, para documentar - ante os que viessem depois - seus procedimentos no cotidiano e suas representações mentais do sobrenatural. Há muitos séculos, povos do nosso planeta, até os egípcios e seus vizinhos do Oriente Médio - de onde deve ter começado a história do mundo ocidental -, deram-nos copiosa e exuberante demonstração desse propósito de comunicar-se com a posterioridade, através de desenhos singelos e inscrições que falam de seus hábitos e crenças.

O exame desses legados arqueológicos deve ser feito não apenas pela consideração objetiva de cada objeto ou figura, mas, sobretudo,

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