AMÉRICO JACOBINA LACOMBE
NOTÍCIA BIOBIBLIOGRÁFICA
Filho de Domingos Lourenço Lacombe e Isabel Jacobina Lacombe, Américo Lourenço Jacobina Lacombe nasceu no Rio de Janeiro, a 7 de julho de 1909. Sua genealogia entronca em vultos que tiveram marcada atuação na vida social brasileira. De fato, seu bisavô — o Conselheiro Albino José Barbosa de Oliveira, foi Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, tendo deixado, aliás, valioso livro de reminiscências — Memórias de um Magistrado do Império, publicado na Coleção Brasiliana, com notas do bisneto. Seu avô — Antônio de Araújo Ferreira Jacobina, primo e grande amigo de Rui Barbosa, era doutor em Ciências Físicas e Matemáticas pela Universidade de Coimbra e bacharel em Filosofia pela Sorbonne, tendo sido condiscípulo, em Portugal, de Gonçalves Dias. Seu pai — Domingos Lourenço Lacombe, que fez estudos de Humanidades no Liceu Condorcet, de Paris (onde teve como colega ninguém menos que Henri Bergson), voltando ao Brasil casou-se com Isabel Jacobina, fundadora do tradicional Colégio Jacobina, do Rio de Janeiro.
Tendo crescido dentro de um colégio — o famoso Curso Jacobina — ali mesmo fez os primeiros estudos, orientado por sua mãe, notável mestra.
A saúde não permitiu, porém, que concluísse o curso no meio familiar, que lhe era tão caro. Teve de mudar-se para Belo Horizonte, considerada então cidade-sanatório. Na capital mineira passou um ano, tendo-se matriculado no Colégio Arnaldo, onde foi colega, entre outros,