Pontos de partida para a história econômica do Brasil

de uma exaltação verdadeiramente condoreira diante da majestade do cenário a que se transportaram.

Foram os agricultores e os criadores aqueles que fizeram a grandeza econômica do Brasil. Os que lhe desbravaram a terra, os que incorporaram à pátria os bravios sertões, os que a defenderam de armas nas mãos, e, depois, os que a integraram nos penosos torneios diplomáticos, todos os que, na frase lapidar do escritor, atravessaram o palco nacional — construindo, pelejando, semeando, bem merecem da posteridade reconhecida pela conspicuidade de seus feitos; o Brasil, porém, não exagera o seu reconhecimento dando aos que lhe semearam os campos, lhe desenvolveram a criação do gado, assegurando-lhe a permanente prosperidade, esse lugar de destaque, a que eles fizeram jus pela sua tenacidade, pelo seu espírito de sacrifício.

Honra, portanto, lhes seja!

Se a vitória primacial do século que expirou, o primeiro da nossa existência soberana, lhes cabe na sua melhor porção, deles será, fatalmente, a do século cujos clarões já começam a listrar os largos horizontes de nosso futuro. Assim as lições do passado e as generosas aspirações do presente os aprestem para a tremenda concorrência dos mercados, estimulada pela guerra, concorrência que aí está a impor aos produtores de todos os países atividade febril, energia máscula, visão segura, planos inteligentes, cooperação leal. Assim, também, os poderes públicos não esmoreçam no auxílio dedicado, posto tardio, que lhes começam a dispensar.

A melhor prova de vitalidade está na alegria da vida e confiança do futuro. Tenhamos, nós todos, os da geração atribulada desta época, inabalável confiança nesse porvir que se aproxima célere, e o Brasil poderá, com o poeta, na ode imortal, repetir o verso que nos soa aos ouvidos como um toque vibrante de renovação e de fé:

Sublimi feriam sidera vertice, levantando para os astros sua fronte orgulhosa.

Pontos de partida para a história econômica do Brasil  - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra