de José Joaquim da Maia e a atitude de Thomaz Jefferson. — Desfecho do malogrado plano: o Tiradentes e seus companheiros de infortúnio. — Figura admirável do mártir da Inconfidência. — O que teria sido o Brasil se a conjuração houvesse triunfado e proclamado a República - 293
VIAÇÃO E CONSTRUÇÃO NAVAL NA COLÔNIA — A configuração geográfica e os óbices naturais ao desenvolvimento da viação no Brasil. — Estudo comparativo entre as condições brasileiras e argentinas. — O Norte e o Sul. — Testemunho de Simão de Vasconcellos quanto à agressividade dos caminhos. — A quem se deve a abertura das nossas estradas. — Bandeirantes e sertanejos. — A costa e o interior. — Viação marítima e fluvial. — O que herdamos e aprendemos do selvícola. — Síntese das embarcações coloniais do Brasil. — Denominações indígenas e portuguesas. — Um retrospecto relativo à viação marítima do Brasil, em 1589. — A construção naval. — A metrópole age decisivamente para impulsionar esta indústria. — Razões dessa atitude. — Legislação a respeito. — A grande indústria naval. — De que decorre o maior desenvolvimento dessa indústria. — A inauguração da navegação a vapor por D. João VI. — Viação terrestre. — Das picadas do índio às grandes estradas de penetração. — As tropas e os caminhos de muleiro. — Boiadas e carros de boi. — O ciclo das bandeiras e entradas. — Bandeiras paulistas, bandeiras de Mato Grosso, bandeiras goianas, bandeiras mineiras, bandeiras do Norte. — O concurso do Jesuíta: a bandeira de 1552, na Bahia, vai além do São Francisco, por mais de mil quilômetros. — As estradas reais. — Uma página interessante sobre as estradas na colônia - 331
DESLOCAÇÃO DO EIXO ECONÔMICO PARA O SUL — A influência das minas sobre o desenvolvimento econômico do país. — Uma expressão típica do Sr. Felisbello Freire. — A migração dos escravos e dos aventureiros. — Parcial despovoamento de Pernambuco, E. Santo e Rio de Janeiro. — D. Álvaro de Albuquerque e "o flagelo das minas". — Origem da preponderância do Rio. — Medidas do fisco e obrigatoriedade da entrada dos navios na baía de Guanabara. — O fechamento das estradas da Bahia, Pernambuco e Minas para as minas intensifica o trânsito e o tráfego pela do Rio. — Predomínio comercial e marítimo. — Outras causas: a queda dos preços de açúcar, as guerras nas