duelo com um jovem irlandês em que ele e um tal Mr. K... haviam agido do modo mais reprovável.
Prudentemente não entra o nosso aventureiro em pormenores, mas o que relata dá a entender quanto se tratava de caso cheirando muito a assassinato. Fugira de França, para a Bélgica, enquanto em Lille lhe moviam e ao tal K... um processo à revelia.
Tão grave que haviam sido ambos condenados à morte e enforcados em efígie!
Gaba-se o nosso escocês de que, sabedor da sentença e de sua próxima execução, fora de Tournay, onde se mantinha escondido, a Lille, a assistir ao seu enforcamento por antecipação!
Descoberto, e perseguido tenazmente, por um triz lhe deitara a polícia francesa o gadanho. Conseguira escapar-lhe contudo para voltar a Tournay. Dali partira para Bruxelas.
Lá passara o ano de 1778, assistindo à rápida campanha de Frederico o Grande contra Maria Teresa, que os alemães chamaram a "Guerra das Batatas", "Kartoffel Krieg".
Em 1779 resolveu Semple Lisle voltar à pátria, onde encontrou "gentil dama", de "finíssima educação e família altamente respeitável", que neste momento, com sua mãe, pretendia ir a Haya.
Pelo modo de exprimir-se deixa o malandrim entrever que seduziu a rapariga. "Com ela entretive relações da mais terna natureza que, em pouco tempo, terminaram pelo nosso casamento."