Já em 1776 se batia com os colonos rebelados da Inglaterra e por eles se via aprisionado. Liberto, em 1777, pela coluna de Lorde Percy, passara a servir sob o governador de Rhode Island, Sir Peter Parker, sendo então ferido nas pernas, motivo pelo qual fora restabelecer-se na Irlanda e depois em Bath.
Ali encontrara a "jovem bela e infeliz Sra. Gooch", relação que dentro em breve levaria esta dama, esquecida dos deveres conjugais, a achar-se além da Mancha em sua companhia, na cidade de Lille.
Haveria ela e muitíssimo! de se arrepender da cabeçada, pois aquele rapazola de 18 anos já era consumada "bisca".
Para se vingar do que lhe fizera, contra ele escrevera a narrativa desta viagem citéria, como no tempo ainda se dizia. Nela lhe irrogava as mais graves acusações ao caráter e ao procedimento sobretudo.
Desculpando-se, contestava-lhe, insultuosamente, o nosso highlander, num tom de profunda canalhice, nada fidalgo, e profundamente desabusador da virtude de sua ex-apaixonada. "Tais memórias nem sempre são inteiramente exatas. Por exemplo, há de o leitor sorrir-se, comigo, ao ler a afirmação de Mrs. Gooch quando declara, ao narrar o princípio de nossa aventura: 'Então, só então eu caí!'"
Desculpando-se de tais conceitos nada nobres, explicava: precisara assim agir para defender-se, pois contara a ex-amante, a seu respeito, gravíssimo caso; certo