na provincia de S. Paulo durante a rebellião e em favor della; e no mesmo periodico se encontra a seguinte declaração, por elle assignada:
"Apenas soube em Campinas às 10h da noite, que nesta cidade se havia acclamado um presidente Paulista, e que era o Sr. Tobias, cobrou a minha alma algum alento... Dei providencias e, de manhã, não obstante o meu habitual estado de enfermidade, pus-me a caminho e cheguei a esta cidade de Sorocaba com três dias de viagem.
- Deliberei ajudar tão honrosa tarefa quanto em mim estivesse, e - como nada posso senão exprimindo pela imprensa os meus pensamentos, enquanto puder direi aos meus patricios tudo quanto julgar que lhes convem para perpetuar a gloria da província."
No mesmo periodico se lê mais:
“Emprehendemos esta tarefa, para esclarecer nossos patricios sobre o que lhes convem; até onde podermos os ajudaremos com nossos conselhos...”
Em outro lugar expondo os fins da revolução:
“É, pois, de primeira necessidade que o Ministério atual se retire dando lugar a que S. M. I., nomêe outro...”
Outro fim que teve a presente revolução é obter a revogação das trez leis que atacam de frente a constituição, a saber: a chamada interpretação do ato addicional, a lei das reformas do codigo e a do Conselho de Estado...