Feijó e a primeira metade do século XIX

curar-se; que dahi para cá apparecera maior agitação entre o povo, que foi mesmo quando se entraram a fazer reuniões na guarda nacional e se poz destacamento dela no hospital, a titulo de conter a revolução, e que a população suspeitou e, geralmente correu, que o dito senador Feijó viera aqui concertar o plano da revolução, o que mais confirmou com seus procedimentos posteriores. Ao 9º disse que sabe por ser publico que o presidente intruzo tomava conselhos com o senador Feijó, com quem vivia.

Testemunha 5ª a pagina 63.

Ao 2º disse que sómente sabia, por geralmente dizer-se, que o senador Feijó déra o plano para a revolução e que a elle se attribuia; sabe por lhe constar que o dito senador um mez mais ou menos antes da revolução, viera a esta cidade e passara na chacara de João Nepomuceno, e que se disse nessa ocasião elle concertara a revolução: que elle testemunha só sabe por sentir que de então por diante apareceu maior agitação por se dizer geralmente que havia de aparecer a revolução. Ao 9º disse que sabe que o senador Feijó, morava com o presidente, porem se lhe dava parecer e conselhos não sabe. Testemunha 6ª a pagina 64.

Que sabe por ser geralmente publico, que o senador Feijó... aqui trabalhou para a presente rebellião; o que elle, testemunha, acredita por considerar que sendo a dito senador um homem paralytico e doente, nestes ultimos tempos desenvolveu muita actividade,

Feijó e a primeira metade do século XIX - Página 561 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra