transporte poderão, facilmente, concordar com o vale do Madalena (do mesmo modo que Lima já se liga a Iquitos), por sua vez articulado pelo porto de Cartagena com o Mar das Antilhas, que as influências norte-americanas tornam tão movimentado.
Os Estados Unidos, dos primeiros a materializarem o sentido político das transcontinentais, dispõem de algumas linhas férreas pondo em contato as costas do Atlântico e do Pacífico, através de seu próprio território, e são conhecidos os seus projetos em repetir a façanha, ao menos uma vez, através do território dos Estados das outras duas Américas.
O impulso de tais cometimentos é o mesmo que levou a Rússia a ultimar a obra gigantesca do transiberiano e inspirou o projeto que, atravessando a parte meridional do continente asiático, abrirá um feixe de comunicações da Síria até as costas orientais da China ou os projetos, de Cecil Rhodes, de uma via férrea do Cabo ao Cairo, atravessando o continente africano no sentido das longitudes, ao lado de outras, encarando ligações transversais.
O Estado Argentino teve a primazia dos transcontinentais na América do Sul com o transandino, e sua rede ferroviária, com a extensão