Projeção continental do Brasil

os pontos de aplicação das forças expansionistas. A expansão terrestre afastou essa possibilidade, ao mesmo passo que, por linhas interiores, se manifesta sob a forma altamente simpática de solidariedade continental.

A rede ferroviária argentina é resultante de três empuxos geopolíticos de extrema valia, a saber: o anseio do Paraguai por uma saída para o mar, da Bolívia e do Chile por várias saídas para o mar, mas sobretudo à própria aspiração do domínio da bacia do Prata, cuja desembocadura está sob bandeira argentina, reforçada pela tendência a rematar sua influência por onde ela possa ser levada pelo barco e pelo trilho.

Assim é que Buenos Aires já se liga diretamente com Santiago, La Paz e Assunção, e que a ponte sobre o Uruguai, em Paso de los Libres, muito breve a ligará com a Capital do Brasil. E a conexão das linhas argentinas, bolivianas e peruanas já leva a influência argentina até Cuzco, a cavaleiro mesmo do anfiteatro amazônico, esboçando-se destarte, por iniciativa do Estado Argentino, a segundo transcontinental sul-americana. Nas vizinhanças de Cuzco (Peru), se encontra a cabeceira do vale do Ucaiale, que os modernos meios de

Projeção continental do Brasil - Página 16 - Thumb Visualização
Formato
Texto