Calógeras

estiver no Rio, sobre o Dicionário d'Alès. Creio, entretanto, que preferirei Battifol, pois várias explanações deste, citadas por Hugon, embora nem sempre apoiadas por este, me impressionaram."

Entusiasmado pelo homem de ciência e de boa-fé que era Calógeras, o jesuíta, com a constância de um apóstolo, o auxilia nas investigações da verdade e lhe envia o artigo Eucharistie, de Jules Lebreton, da Companhia de Jesus, inserido no Dicionário Apologético da Fé Católica de D'Alès, um trabalho magistral sobre a presença real.

Calógeras com assiduidade punha o Mestre ao par de seus estudos, e não me furto ao prazer de transcrever uma de suas lindas confissões:

"Estou lendo o artigo de Lebreton e mais alguns. Realmente, mais facilmente o compreendo do que o livro de Hugon. Além do que, este é mais rígido e duro em um tomismo absoluto, emquanto o outro me parece um pouco mais latitudinário. Já achei vários pontos que me valeram. Mas preciso insistir e reler o Hugon; talvez agora o entenda menos deficientemente. Linguagem e dialética são de fato um pouco

Calógeras - Página 190 - Thumb Visualização
Formato
Texto