Calógeras

prolongamento até Petrópolis da Companhia da Estrada de Ferro Mauá.

Vencendo grandes dificuldades técnicas e financeiras, construiu a linha da Serra, empregando pela primeira vez no Brasil, e a segunda no mundo, o sistema suíço de cremalheira Riggenbach, da Raiz ao Alto da Serra. Foi igualmente diretor da Companhia de Estradas de Ferro Macaé a Campos.

Em 1909, ao discutir na Câmara dos Deputados a concessão dada à Leopoldina Railway de prolongar a sua linha de S. Francisco Xavier ao cais do porto do Rio de Janeiro, recordando o interesse com que, ainda menino, acompanhava as discussões referentes a essa via férrea, dizia Calógeras: "Essa estrada, antigamente chamada do Grão-Pará, resulta de uma concessão, de uma soma imensa de esforços patrióticos desenvolvidos por meu pai." Nasceu Michel Calógeras, em 1842, no Rio de Janeiro, e faleceu, em 1888, na mesma cidade.

O maior dos três, possuindo não só a capacidade realizadora do pai como, em grau muito mais elevado, a cultura do avô, foi João Pandiá Calógeras quem enriqueceu o nosso patrimônio científico

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