no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foram valiosos os seus serviços, notadamente na questão Christie, por todos reconhecidos e proclamados, evitando, graças à extraordinária habilidade, um conflito desigual e de consequências danosas para o nosso país.
O incidente Christie é por demais conhecido para entrar em detalhes. O ministro inglês, sempre intratável e intolerante, após a conferência que entreteve com Calógeras, submeteu à decisão da arbitragem a questão dos oficiais do Ford e o pagamento da indenização pelo naufrágio do Prince of Wales.
João Baptista Calógeras era sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e titular da Comenda da Ordem da Rosa; da Comenda da Ordem de Carlos III da Espanha; do Oficialato da Ordem de S. Mauricio e S. Lazaro da Itália.
Faleceu no Rio de Janeiro em 1878.
Seu filho Michel Calógeras, se bem que não possuísse a cultura onímoda do pai, era empreendedor e ativo, e foi o animador de grandes empresas. Associado ao seu irmão Pandiá George e ao engenheiro Luiz Berrini, teve a concessão do