Os resultados científicos da primeira viagem do dr. Lund ao Brasil
São de grande importância os resultados científicos da primeira viagem do dr. Lund ao Brasil.
Os trabalhos que publicou após essa interessante excursão mostram a variedade e o valor das suas observações e estudos durante a fecunda estadia em nossa terra.
É de admirar, que em prazo relativamente curto tivesse ele realizado uma tão considerável soma de trabalho científico, embora em parte tivesse colhido apenas o material para estudos posteriores.
A permanência de mais de um ano, na Fazenda do Rosário, em Nova Friburgo, permitiu-lhe realizar uma série de observações muito interessantes para a zoologia.
Dentre essas está a que fez dos pássaros Tanagras, pertencentes ao gênero Euphone, verificando nos mesmos a inexistência da moela (ventriculos bulbosus) e que o tubo digestivo se estende do proventrículo até o intestino delgado, sem apresentar diferença notável quanto à largura ou direção, separadas estas duas partes por uma cinta ou membrana estreita e transparente, em cuja superfície faltam completamente os orifícios glandulares, que em grande número cobrem o proventrículo, e as dobras em zigue-zague, que existem em quantidade na superfície interna do intestino delgado. (1) Nota do Autor