Estudos Espeleológicos no Brasil.
Ainda não foram devidamente exploradas as inúmeras grutas, existentes em nosso país.
Elas representam, no entanto, um papel preponderante nos estudos científicos relacionados com a pré-história brasileira.
Nessas cavernas têm sido encontrados verdadeiros tesouros paleontológicos, desde que Lund iniciou os seus trabalhos. É verdade que antes dele o seu compatriota Clausem já se preocupava com a existência de animais pré-históricos. Não acreditamos, porém, que o animassem propósitos científicos, embora discordemos hoje da opinião desprestigiosa em que o tiveram certos homens de ciência, estrangeiros. Clausem foi um curioso, talvez movido pelo interesse, mas não são nunca para desprezar contribuições dessa natureza, uma vez que a elas se devem tantas e tão importantes descobertas.
A propósito desse espírito perquisitivo, que a curiosidade alimenta no mais elevado grau, falou o eminente professor Anthony em notável conferência pronunciada na Universidade de Budapeste, em outubro de 1934, sob o tema: "As pesquisas científicas desinteressadas e sua organização". O referido paleontologista do Museu de Ciências Naturais de Paris, mostrava o dever que os governantes têm de auxiliar e de amparar esses trabalhos. "O governo", diz ele, ´doit regarder d'un oeil favorable tous les efforts qui se font em ce sens, paralléles aux siens. Non seulement it doit laisser a ces initiatives toute liberté aussi