Preâmbulo
Não sei se parecerá demasiado otimismo dizer que estamos em uma época de renascimento em relação a estudos, que estavam em deplorável esquecimento, tais como os da nossa Pré-história.
Em Minas Gerais se verifica, como em São Paulo e em alguns outros pontos do Brasil, um vivo interesse pelas cousas velhas da terra, esse amor que o eminente prof. Felix Outes já notara na República Argentina estimulado pelos ensinamentos adquiridos nos países de cultura milenária.
Esse refinamento cultural também chegou até nós, despertando inquietudes ante as dificuldades oriundas do complexo problema de nossas remotas origens.
A memorável "Semana de Lund", que tivemos a ventura de promover, na presidência da Academia Mineira de Letras, reunindo para esse fim as Instituições Culturais da Capital do Estado de Minas Gerais e do Brasil, por ocasião do centenário do início dos estudos paleontológicos realizados pelo célebre naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, provocou, em grande parte, essa feliz convergência para o passado