Ensaios de etnologia brasileira

ADVERTÊNCIA

Das tribos de índios mencionadas neste livro, visitei, em 1933, os Kaingang de Palmas e os Guayakí; em 1934, os Bororo de Meruri e Sangradouro e os Tereno; e, em 1935, os Bororo da aldeia Toriparu, os Karajá e os Tapirapé.

As viagens de 1933 e 1934 foram subvencionadas pela Notgemeinschaft der Deutschen Wissenschaft, de Berlim; as de 1935, pelo sr. dr. Samuel Ribeiro, de São Paulo, por intermédio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O sr. dr. Hellmuth Fladt, de São Paulo, presenteou-me com a farmácia, e o Instituto Serumterápico Butantan, com os antivenenos contra as cobras. Durante as viagens recebi o auxílio dos srs. representantes diplomáticos e consulares da Alemanha, dos srs. funcionários da Comissão de Proteção aos Índios, dos Rev. Padres Salesianos, dos Rev. Missionários da Evangelical Union of South America, especialmente do Rev. sr. F. C. Kegel, dos sertanejos e, por fim, dos próprios índios.

Os srs. dr. João Cruz Costa e prof. J. B. Damasco Penna, de São Paulo, incumbiram-se da penosa tarefa de corrigir o português defeituoso do meu manuscrito.

Ao sr. dr. Affonso d'Escragnolle Taunay, diretor do Museu Paulista, devo inúmeros favores.

Seja-me permitido apresentar os meus mais efusivos agradecimentos a essas pessoas e a essas instituições.

Divulguei uma parte dos ensaios que constituem o presente livro, em conferências em São Paulo; assim, o primeiro ensaio,

Ensaios de etnologia brasileira - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto