Santa Catarina: história - evolução

não se pode encontrar aqui o grande domínio, florescente e produtivo, absorvendo toda a vida em torno, produzindo em larga escala, empregando um considerável número de braços e subsidiando a horda dos agregados.

Sem os recursos capazes de manter o domínio, com todos os seus fatores, que caracterizaram a sociedade colonial, senhor, escravaria e agregados, os sesmeiros condenavam-se à ruína. Foi o que aconteceu em Santa Catarina. Nenhum domínio se encontra, então, da mesma categoria daqueles latifúndios cafeeiros e açucareiros existentes mais ao norte, nenhuma produção em larga escala, nenhum trabalho intensivo a exigir o maior emprego do braço escravo em larga escala e a obrigar a caça ao selvícola para o seu internamento e aproveitamento no latifúndio.

Por sua vez, este não se organizava nos ataques à propriedade e as suas hostilidades não traziam as apreensões sérias que noutras regiões se tornaram frequentes. Os agregados, que viviam à sombra do domínio(103) Nota do Autor defendendo-o quando preciso, não encontravam aqui terreno propício à atividade.

Deste modo, à falta de recursos pecuniários, não se encontra em Santa Catarina a existência do grande domínio rural. Não existindo este, não se verificam as batidas pela terra adentro à caça do gentio, a existência de grande número de escravos, nem se encontram os elementos estranhos desenvolvendo-se às ilhargas dos latifúndios.

Condenados de antemão à ruína, verifica-se o inevitável. Dias Velho sucumbe à falta de quem lhe

Santa Catarina: história - evolução - Página 119 - Thumb Visualização
Formato
Texto