uma(104). Nota do Autor Morreu sem ter visto fundados os núcleos que com tanto carinho planejara instalar no sertão.
O plano de Miranda Ribeiro era, com a natural preocupação da época, inicialmente, de finalidade militar. As duas fundações que idealizara no caminho dos campos de Lages, tinham o objetivo de hostilizar e destruir inimigos, naturalmente os espanhóis vizinhos, completando o abrasileiramento do sertão iniciado com a abertura da estrada dos Conventos.
O objetivo colonizador vinha em segundo plano. Mas este se reconhecia como imprescindível, para garantir a subsistência das tropas e própria, servindo de base a qualquer incursão para aquelas regiões do planalto. Baldadas foram as tentativas deste Governador e o vice-reinado não pareceu ter dado maior importância à ideia que aquele defendia com tanta insistência.
Com a fundação do Império é provável que o plano do antigo Governador tivesse sido relembrado, pois em 1828, no governo de Francisco de Albuquerque Mello, Santa Catarina recebia a sua primeira leva de imigrantes, destinados justamente à formação de dois núcleos coloniais na estrada que se abria para Lages. Esta determinação do Governo Imperial parece