Santa Catarina: história - evolução

feitas resultou uma série de reclamações, inicialmente, e mais tarde um verdadeiro motim encabeçado por ex-soldados, chegados pouco antes, baseando-se a reclamação na falta de pagamento da prometida diária de 160 réis.

A casa do Presidente chegou a ser atacada e insultado aquele Governador.

De início, sob a sua responsabilidade pessoal, procurou o Presidente obter de um comerciante local a importância necessária ao pagamento reclamado, com o que os ânimos serenaram, para poucos dias depois insistirem nas reclamações, que chegaram ao desacato à autoridade superior da província.

Foram então presos 15 reclamantes e remetidos para o Rio.(107) Nota do Autor

Representações foram, ao tempo, dirigidas pelos colonos ao governo provincial, fazendo sentir a situação insustentável em que se achavam os colonos, vindos do exterior com promessas de terras para cultivo e que, ao invés disso, permaneciam longo tempo na ociosidade, sem nada produzir.

Faltavam, no entanto, instruções da corte, parecendo que esta pretendia estabelecer uma outra colônia quando a primeira já estivesse localizada.

Mas, Albuquerque Mello, em face da situação, de moto próprio foi procurando encaminhar os imigrantes para a primeira colônia fundada.

Mais tarde, no entanto, São Pedro de Alcântara foi desdobrada e, mais para o centro, ainda sobre o caminho de Lages, ergueu-se a freguesia de Santa Filomena, realizando-se assim o sonho de Miranda Ribeiro.

Santa Catarina: história - evolução - Página 126 - Thumb Visualização
Formato
Texto