grande foi a sua penúria. A sua produção apareceu muito logo: feijão, batata, arroz, fumo, erva-mate em pequena escala. Sete anos depois contava com 142 casas e o número de seus habitantes era de 784. Alguns elementos estrangeiros se foram também localizar ali. Foram seus diretores Joaquim de Souza Corcoroca, até 1869, e depois o Cel. Gaspar Xavier de Souza, até a sua emancipação, em 1881. Em 1900, a sua população era de 1.700 almas e em 1919 calculava-se em três mil. É uma localidade próspera, sendo os seus produtos conduzidos para a capital, onde encontram grande aceitação. Foi uma feliz tentativa de colonização com elementos nacionais, realizando as esperanças dos que fundaram o núcleo de Angelina.
*
Teresópolis, atualmente pertencendo ao município de Palhoça, fica situada em terrenos montanhosos e campinas férteis, alternando-se num admirável pitoresco. Estabeleceram-se ali 40 famílias alemãs, seguidas, em breve espaço de tempo, de muitas outras, de modo que um ano depois da sua criação já contava com 622 habitantes. O seu primeiro diretor foi o súdito alemão Theodoro Todeschini. Apresentando um rápido desenvolvimento, em 1863 já era de 1.500 almas a sua população, estendida em seis linhas coloniais denominadas: Cubatão, Rio Novo, Cedro, São Miguel, Salto e Capivari.
Ao que se sabe, a colônia passou por um período um tanto agitado, devido à má conduta de certos colonos. Sanado o mal, entrou a prosperar e ainda hoje é uma das mais prósperas populações coloniais do Estado. Em 1869, contava com 1.684 habitantes e, em 1900, com quase dois mil. Atualmente é uma população