Esteves Junior foi o segundo núcleo e localizado no município de Nova Trento e a sua sede ficava na localidade denominada Corrida, também chamada Conquista. Dos 456 lotes demarcados, apenas 147 chegaram a ser ocupados, tendo a maioria dos colonos abandonado as terras, tal como aconteceu em Anitápolis. Em 1916, possuía somente 800 habitantes e o governo resolveu povoá-lo com elementos nacionais, emancipando-o. A sede passou a denominar-se Boiteuxburgo.
*
O último núcleo recebeu a denominação de Rio Branco e foi localizado no município de Joinville, nas proximidades da localidade de Bananal.
Foi interessante a instalação desta colônia. Escolhidos 4.500 hectares de terras neste município, foram as que hoje formam o núcleo Rio Branco dadas como devolutas e, quando o governo destinou moradores para as mesmas, a fim de povoá-las, o primeiro passo que teve a dar foi expulsar os antigos habitantes, que já ali tinham as suas lavouras. Anos mais tarde, foram localizadas neste núcleo grande número de famílias de fanáticos, vindas do Contestado, onde se haviam apresentado às autoridades militares. Em 1916, a sua população não ia além de 600 habitantes. Hoje é o mais próspero dos três núcleos criados pelo governo da República.