Santa Catarina: história - evolução

V

O PLANALTO

O planalto catarinense pode ser considerado como dividido em duas grandes partes: o planalto próximo e o planalto remoto. Aquele, ainda pode ser considerado em duas outras, o planalto sul e o planalto norte, sendo este e o remoto conhecidos pelo nome de ex-Contestado.

Ao sul, contam-se os municípios de Lages, São Joaquim e Bom Retiro; ao norte, São Bento, Campo Alegre, Mafra, Itaiópolis, Canoinhas e Porto União.

O planalto remoto margina a linha da São Paulo - Rio Grande, que se estende de Porto União a Marcelino Ramos e nele se contam Campos Novos e Curitibanos, que sempre estiveram sob jurisdição catarinense; e Chapecó, Cruzeiro, Caçador e Concórdia, cujas terras passaram para o domínio catarinense depois do Acordo de 1916.

Ao sul, de Lages saíram São Joaquim e parte de Bom Retiro. Lages já lhe conhecemos a história da fundação e a sua influência no Sertão, influência que se estende pelos municípios do planalto próximo e pelos de Campos Novos, Curitibanos e parte dos outros municípios do planalto remoto. A colonização existente nesta zona tributária da vida de Lages se encontra principalmente no município de Bom Retiro,

Santa Catarina: história - evolução - Página 189 - Thumb Visualização
Formato
Texto