Santa Catarina: história - evolução

comuns a todas as colônias tudescas, com os mesmos costumes e hábitos tradicionais, não apagando a sua procedência gaúcha os velhos hábitos que se notam nas colônias do litoral, dos antigos colonos vindos diretamente dos seus países de origem. As mesmas sociedades ginásticas, de canto, de jogos, se encontram em todas estas colônias, a mesma atividade, a mesma ordem e a mesma organização que tanto as distinguem.

*

Próxima à estação ferroviária do Rio do Peixe, em 1916, foi também fundada uma colônia alemã, iniciando-se com 500 lotes agrícolas, já todos ocupados. Esta colônia, que fica no atual município de Concórdia, tomou o nome de Ipira e se encontra em franco desenvolvimento.

Rio Uruguai, Vila Nova e Bella Vista, todas vizinhas e situadas no mesmo município de Concórdia, todas alemãs e de igual desenvolvimento.

Há ainda uma série de colônias mais modernas, situadas fora da linha da São Paulo - Rio Grande, no município de Concórdia: Nova Teutônia, Germânia e Nova Milão, as duas primeiras teutas e a última italiana, como denunciam as suas denominações.

*

Finalmente, na mais remota região do Estado, sobre o Uruguai, entre a foz do Chapecó e do Peperiguaçu, zona pouco conhecida, de difícil acesso, sem vias de comunicação fáceis com a zona do litoral, sendo penetrável com mais facilidade pelo norte do

Santa Catarina: história - evolução - Página 201 - Thumb Visualização
Formato
Texto