Santa Catarina: história - evolução

e, como para confirmar o Alvará do ano antecedente, se lhe dava jurisdição sobre Lages.(165) Nota do Autor

Constituía-se assim a província. O seu território foi aos poucos ficando limitado e fixado. Apesar da confusão resultante de Alvarás e Cartas Régias, criações e extinções, de capitanias e Ouvidorias, de anexações e separações, ao se chegar à Independência estava o território catarinense limitado e deveria, pela Constituição do Império, constituir a província de Santa Catarina, com aqueles limites que historicamente assim se constituíam: ao norte, os limites entre os termos de São Francisco e Paranaguá, estabelecidos em 1771; no planalto, os referidos na Carta Régia de 1749, isto é, os rios Negro e Iguaçu; ao sul, os de 1780, entre Lages e Viamão, pelos rios das Contas e Pelotas, prolongados pelo Uruguai e no litoral o Mampituba, que substituíra o Tramandaí como divisa entre Laguna e Rio Grande.

*

Em 1822, possuíam as populações de Santa Catarina aqueles hábitos de honradez, hospitalidade e bravura que se tornariam tradicionais, demonstrando que nesse tempo já o nível da sociedade que se formara registrava uma ascensão regular, que tão agradavelmente impressionou a quantos viajantes da época procuravam um porto de repouso e de reabastecimento dos seus barcos nos mares do sul.

La Perouse que, anos antes (1785), passara 12 dias na Ilha de Santa Catarina, entretendo comércio com a sua gente, no abastecimento dos seus navios Bussole e Astrolabe, revelara-a hospitaleira e boa, sobretudo

Santa Catarina: história - evolução - Página 212 - Thumb Visualização
Formato
Texto