Assim, o 51º e o 57º Batalhões, que passaram para a linha sul, o 16º para o norte e o 14º também para o sul, por ocasião do ataque a Santa Maria.(414) Nota do Autor
*
A leste, a linha se estenderia da cidade de Rio Negro por Itaiópolis, Papanduva, Serra do Espigão, Serra do Mirador, passando por Lageadinho, Encruzilhada, Corisco (Santa Cecilia) e Curitibanos, ou de Itaiópolis ao Rio do Sul, por Moema. Em Iracema ficara o 43º de Infantaria; o 28º Batalhão de Caçadores em Itaiópolis e na Estiva; o 30º em Moema e a Polícia do Paraná em Papanduva. Quartel em Rio Negro. Posteriormente, a linha toda deslocou-se, apertando o sítio, indo localizar-se o grosso da coluna em Colônia Vieira.
Papanduva era também um dos lugares escolhidos pelos jagunços para frequentes ataques. Tinham eles, em toda esta linha de leste, chefes reputados: Tavares, Allemãozinho, Aleixo, Josephino e Marcello.
Justamente por esta época, fins de 1914, deu-se uma troca de correspondência entre Antonio Tavares e o Major Taurino de Rezende, parecendo, por momentos, viáveis as negociações em torno de uma deposição de armas pela gente do ex-Promotor de Canoinhas.