Santa Catarina: história - evolução

*

Maior embaraço causaram as forças de Leonel Rocha, que invadiram o Estado, em novembro de 1926. Entrando pelo Peperiguaçu, vindo da Argentina, a 5 daquele mês, Leonel Rocha chegou a Mondaí a sete, tomando rumo de Palmas, no Paraná, através do município de Chapecó. Com a sua coluna já bastante aumentada, a 1º de dezembro, voltava ao Estado, atingindo sucessivamente Ouro Verde, Curitibanos, Campos Novos, Lages e São Joaquim, ocupando a vila deste nome em dezembro, a 24, sempre perseguida pelas tropas do Cel. Eliziario Paim. Em Campos Novos, quando pretendia penetrar na vila, foi repelido em combate verificado a 12, tendo algumas baixas nas suas forças. No município de São Joaquim feriu-se um combate, no morro do Cedro, sendo a coluna Leonel desbaratada e tendo deixado em poder dos legais armamento, munição e cavalhada. Nesta ocasião foram presos vários oficiais revolucionários, que foram transportados para Florianópolis e depois para a Capital da República.

Leonel Rocha pretendeu ainda, com o resto da sua força, atingir Bom Retiro, no que foi obstado por um contingente da Força Pública do Estado, tomando então rumo da fronteira argentina, exilando-se novamente.

Tomaram parte nesta campanha, de reduzidas consequências, contingentes do 13º, 14º Batalhões de Caçadores, do 5º Regimento de Infantaria, de Curitiba, a 9ª Companhia de Metralhadoras, a Força Pública Catarinense e o 2º Batalhão da Polícia Paulista.(428) Nota do Autor

Santa Catarina: história - evolução - Página 438 - Thumb Visualização
Formato
Texto