Santa Catarina: história - evolução

da Força Pública, além dos reservistas convocados, a velha cidade de Dias Velho era o último baluarte da legalidade no Estado, resistindo à pressão das forças revolucionárias já acampadas no Sapé, no continente fronteiro.

E resistiu até que o Presidente Washington Luis fosse levado para o forte de Copacabana. Foi-lhe a última cidade fiel, só se entregando quando não mais existia a legalidade, vitoriosa a revolução em todo o país.

A esquadrilha de torpedeiras, todas as tardes, bombardeava com as suas granadas as tropas revolucionárias estacionadas no Estreito. Pouco ou nenhum mal lhes fizeram, mas inúmeros foram os prédios do vilarejo danificados pela metralha.

A 16 de outubro, o Sr. Getulio Vargas chegava a Porto União, seguindo no mesmo dia para Ponta Grossa, no Paraná.

*

Oswaldo Aranha, quando já era quase certa a vitória revolucionária, telegrafou ao Presidente Aducci, pondo-o ao corrente da situação do país, inteiramente dominado pelas forças revolucionárias, querendo com isto evitar a continuação de uma resistência que poderia vir a custar o sacrifício de inúmeras vidas. O Governador catarinense, entretanto, respondeu que não deixaria o Governo enquanto tivesse recursos para resistir.

A 23, chegava ainda a Florianópolis uma força de patriotas, ao que se diz, elemento recolhido dentre os

Santa Catarina: história - evolução - Página 444 - Thumb Visualização
Formato
Texto