pouco depois só restavam os edifícios das antigas armações e as ossadas espalhadas pelas proximidades. Tentativas posteriores de reerguimento da indústria falharam completamente.(82) Nota do Autor
*
Em 1749, instalava-se a ouvidoria de Santa Catarina, separada que feira da de Paranaguá, e fundava-se com 130 açorianos, no continente fronteiro à ilha, a póvoa de São José. Um ano depois, São Francisco, que contava já para mais de mil habitantes passava a fazer parte do governo da ilha. Desterro ia assim absorvendo a direção administrativa, jurisdicionando as diversas populações da costa.
A futura província ia tomando forma. Ao sul já se contava como limite entre Laguna e São Pedro, o Tramandaí e ao norte os limites existentes entre São Francisco e Guaratuba, mais tarde modificados e definidos para os que até hoje servem aos estados de Santa Catarina e Paraná.
Além dos serviços já enumerados de que dotou Silva Paes a capitania, um, bem maior que todos eles, iniciou: o da colonização.
A este benemérito governo se deve o primeiro trabalho de povoamento das antigas póvoas do litoral, promovendo a colonização da ilha e das terras da orla marítima, com o fito de intensificar a produção, aproveitando a fertilidade de seu solo privilegiado.
*
Em 1746, o governo da metrópole afixava editais nos Açores e na Ilha da Madeira, atendendo ao pedido de seus habitantes que, vivendo então na