I
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS E TESES EM TORNO DO SEGUNDO CONGRESSO DE HISTÓRIA NACIONAL, COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO "7 DE ABRIL"
PREÂMBULO
De nada valeu a insistência de minha escusa.
Não quis a ilustrada Comissão Executiva do Segundo Congresso de História Nacional voltar atrás de sua infeliz escolha. Seria eu mesmo o organizador das teses que devem ser desenvolvidas nesse Congresso, com que o INSTITUTO HISTÓRICO, realizando sempre a sua obra de patriotismo e de cultura, vai celebrar o centenário do 7 de Abril.
Pude, é verdade, afinal, a meu favor, conseguir que eu as organizasse, mas em subcomissão, como relator, e ouvidas, ainda, sugestões que outros consócios entendessem apresentar. Constituiu-se a mesma, cabendo-me a honra de ter como companheiros os ilustres confrades Pandiá Calógeras e Agenor de Roure.
Mas entenderam ambos, por sua vez, que só a mim caberia desempenhar aquele encargo; e, ademais, nenhuma sugestão foi apresentada.
Culpa é, assim, da Comissão Executiva e da Subcomissão, e não minha, pela nímia confiança em mim depositada, que trabalho de tão subida importância não