Novo congresso se impõe para 1838, em comemoração ao centenário do INSTITUTO HISTÓRICO. Segundo congresso de história nacional já constituiu, de fato, a seção do Brasil no Congresso Internacional de História da América (pelo centenário da Independência), uma vez que como subseções da mesma figuravam todas as seções, de que se compusera o Primeiro Congresso de História Nacional. E ainda foram os problemas de nossa História há muito pouco tempo revistos pelo INSTITUTO HISTÓRICO, em geral, no Diccionario Historico (1822), e discriminadamente, no tocante aos respectivos períodos, quer nas Conferencias sobre a Independência (1922) quer nas Contribuições para a Biographia de d. Pedro II (1925).
E se limitado é aquele período da História nacional, que vai constituir objeto do estudo do Congresso, desmedida é a importância dos fatos que no mesmo se desenvolveram, extraordinárias as figuras que decidiram, então, dos destinos da Pátria.
Culminaram ali os fatos políticos.
Mas ao seu lado outros se destacaram: a agitação política do momento não obstara a que o espírito superior dominante, um nobre idealismo, a fazer saudades, se preocupasse, quanto possível, com variados problemas atinentes ao desenvolvimento do país, em outros campos de atividade.
E nos sucessivos progressos por que vem passando a nacionalidade, poucos frutos se hão de encontrar, cuja semente ali não tivesse sido lançada, sendo ainda