com a intuição e muito menos com a inteligência, no sentido de faculdade de conhecer. Há homens iletrados que são excelentes administradores, ao passo que homens de alta cultura e vasto saber técnico naufragam na direção de pequenos negócios: PM, pp. 104-105.
24. - [v. nº 161]. - E na política? Poder-se-á negar a influência exercida sobre os destinos dos povos pela ação de homens que o acaso dotou do privilégio de transformar em atos as suas concepções?: PM, p. 105.
25. - [v. nº 111]. - Ao contrário, a nossa vida é obra da atuação dos grandes dominadores de homens. Tal o caso de Napoleão, tal o de Washington: PM, p. 105. [v. "Sociedade e indivíduo", 22].
26. - [v. nº 155]. - É mais fácil resolver um problema político do que um problema de psicologia individual: PM, pp. 105-106; ON, p. 174.
27. - [v. ns. 33, 34 e 136]. - Sobre a realidade social, a História, com o estudo comparado das sociedades, permite aplicar todo o conjunto dos nossos poderes intelectuais e dos nossos métodos. A análise é fecunda, no estudo da economia e da estática social; mas o método característico da política é um método de conjunto, de vastas sínteses, de largas associações e generalizações de ideias sobre os fatos correntes da opinião e da ação pública. PM, p. 106.