As ideias de Alberto Torres

a terra, com todos os elementos de assimilação, íntima e fundamentalmente livres, em meio à evolução dos outros seres: PM, p. 185. [v. "Evolução histórica e progresso em geral", 39].

74. - A política, colocando o pensamento nessa atitude de vigilância e de exame, seria a ação permanente dessa filosofia prática: PM, p. 185.

75.- [v. ns. 16 e 33]. - As operações dessa ciência e dessa técnica de conjunto se resumiriam neste problema de todos os instantes: compreender o método de ação dos fenômenos, para acompanhar o desdobramento e os giros das nossas vidas sobre o plano da sociedade: PM, p. 185 [v. "Política e Governo", 89].

76. - Esse desdobramento vai realizando-se por meio de crises, numa existência de revoluções, em cada pessoa e em cada sociedade. Não será, pois, difícil compreendê-lo: PM, p. 185.

77. - Filosofia e política deveriam, então, convergir para um oportunismo colocado entre a experiência e o ideal: PM, p. 786.

78. - O sentimento é cego perante os grandes problemas humanos. Para entendê-los, é necessário que o pensamento intervenha: PM, p. 186; PN, p. 33; CS. [v. "Evolução histórica e progresso em geral", 39].

As ideias de Alberto Torres - Página 36 - Thumb Visualização
Formato
Texto