PREFÁCIO
Conhecer um fato não é apenas saber da sua realização mais ou menos minuciosamente. Penso que, para que esse fato seja bem estudado se faz mister serem as suas causas bem esmerilhadas e esclarecidas, assim como as suas consequências bem vislumbradas e profetizadas.
Eu sempre me havia impressionado com a situação de S. Paulo, revelada pelas estatísticas em confronto com as relativas às partes brasileiras.
Por que esse desnível flagrante?
Por que essa disparidade imensa entre regiões politicamente ligadas?
Sim, porque a gente sendo a mesma a princípio, só os ambientes divergindo profundamente poderia ser explicada a diferença de estágios entre S. Paulo e as várias comunidades luso-americanas?
As estatísticas atestam e a simples inspeção visual testemunha que, existe uma magna diversidade entre S. Paulo e as partes brasileiras, não só sob o ponto de vista econômico, mas sob o aspecto social, cultural, etc.
Se isso é bem uma verdade a qual ninguém mais pode contestar, honestamente, diante da soberana evidência que cada dia se faz mais eloquente, devemos buscar a causa desse fenômeno. Tudo está alicerceado