um dos quais faz de vedeta o convento de franciscamos, guarda as tradições do jesuíta, dos Tupininquins e do holandês, começando a ser atualmente o desaguadouro da produção do leste mineiro, do norte fluminense e da produção capixaba.
A baía do Rio de Janeiro, entre bordas serreadas ou abauladas de gneiss, é a maravilha diorâmica, decantada de Gabriel Soares a Mouchez e a Clemenceau e a qual, arroubando a inspiração de Manuel Porto Alegre, o fez pedir cem liras e reclamar cem vozes para o hino que a louvasse. Nela Varnhagem encontrou a reprodução do Brasil a cujos contornos se sobrepõe, reduzindo-se escalas e invertendo posições de planos geometrais, em jogo de inocente puzzle. Fausto de Souza redigiu-lhe a crônica, o rol das particularidades físicas e apostilou as referências ditirâmbicas dos poetas, navegantes e sábios que a gabaram, contemplando-a mesmo de soslaio, na sua luz, vegetação e relevos suntuosíssimos.
Santos é o ancoradouro seguro e franco da fortuna de São Paulo, o empório do trânsito cafeeiro. De antiga cidade vasosa e malsã fundada por necessidades da fazenda de Brás Cubas e erguida na independência da jurisdição de Martins Namorado, a nossa capacidade técnica