Rumos e Perspectivas

seus escudos a insígnia dos filhos de Loiola, J—H—S; influência sacerdotal que no Norte se divide entre o franciscano, o carmelita e o dominicano.

As cabanas da aldeiola paulista de 1681 foram varridas pelas vastas construções de taipa, que lá encontrou Dom Pedro I em 1822 e as quais anda a substituir o cimento armado de 1913. O seu progresso vertiginoso desdobrou-se do conúbio das terras roxas com a energia inteligente, que celebrara em três séculos de primeiras iniciativas as grandes empresas da perseverança e da coragem, as quais ainda não soubemos compendiar para o catecismo manual de nossos filhos.

Curitiba, no local, segundo a tradição, indicado pelos olhos de certa imagem da Virgem, foi um pouso de mineradores paulistas, que penetrando pela cordilheira acima transpuseram pelo meio das araucárias e da vegetação mofina, os sedimentos devonianos e carboníferos dos "campos gerais" e as rochas trapeanas dos sertões de Guarapuava; reproduzindo-se ali o que se dera em São Paulo, pois que Paranaguá e São Vicente estavam no patamar da escada de que Vila Velha e Curitiba foram os degraus correspondentes ao de Santo André e de São Paulo. Aires de Casal tratou São Paulo de medíocre,