pontos ganham a planície enveredando para o Guaíba e a Lagoa dos Patos.
A cordilheira marítima é portanto aspiradora e vazadora de riqueza; tendo na economia nacional a culminância por ela imposta ao conjunto da orografia brasileira.
O Capricórnio e a linha longitudinal, divisora de escarpas, repartem em quatro zonas de médias climatéricas diversas as regiões dominadas pela serra do Mar. Em geral, os geógrafos distinguem exclusivamente o clima da região marítima da do interior pela uniformidade, grandes evaporações e altas observadas na coluna pluviométrica. Considerando somente as duas bandas territoriais, compreendidas pelo litoral e pela escadaria dos planaltos, esquecem o trópico, quando esta série de pontos de tangência solar mete na mesotermia preponderante os grandes afastamentos, em média de 30°, entre as temperaturas ordinárias do verão e do inverno na mesma costa, de Canavieiras ao extremo meridional do Brasil.
Os alísios, espiralados da zona de alta pressão dentre a Trindade, Santa Helena e Tristão da Cunha, continuam do Norte até o Rio de Janeiro na aeração metódica, moderando as fúrias estivais, enquanto que pelo inverno o vento