miolo da nacionalidade, a massa considerável onde se cruzam, expressivamente a meio, os diâmetros geodésicos da superfície monumental, sublinhando amanhã as vias férreas de Arica e Pernambuco e do Pará a Buenos Aires.
A intuição justa, benéfica e arrematada do patriotismo ainda luta entre nós com a estreiteza das preocupações locais. A boutade célebre de um paulista resume a tacanhice dos casos bairristas: "A Baía começa em Mogi das Cruzes!" Não se nos impôs na expressão do conceito — pátria — toda a força majestosa, que suporta e diviniza sacrifícios e encara as soluções genéricas, presas somente aos planos superiores onde se devem projetar as componentes da civilização brasileira, apreendida no seu conjunto.
Alipio Gama comparou o Brasil a um grande diamante ainda em começo de lapidação. Na sua beleza e profundidade, a imagem intima a esperança e estimula o esforço, pela recompensa dos brilhos com que se há-de compor a obra do futuro.
Acabando de percorrer as faces da pedra preciosa, de que fizemos logicamente um tetraedro cômodo, ficaram indicadas as proporções e irregularidades dos principais aspectos geográficos de nossa pátria, sem esquecer o interesse