Rumos e Perspectivas

aos nossos olhos a engolir a lembrança do valoroso e emérito escritor. Não vimos dar um grito nesta tribuna, e à moda do fórum antigo acender a revindita, abraçado teatralmente à vítima... Todo impregnado ainda das impressões colhidas na fortuna de excelente convivência, o nosso intento é menos ostentativo das galas e deveres de patrono num pretório, do que o de evocar o amigo, quase que exclusivamente, nas feições do seu caráter raro e nos traços inegáveis da sua meiga e profunda afetividade.

Nada mais doce e consolatório do que, na hora das demolições, das negativas e do pouco-caso, murmurar a rápida oração e beijar umas relíquias. A voz do peregrino que chega ao país dos fiéis do mesmo culto é fraca para recitar a litania da Adoração e da Saudade, mas este é todo o esforço merencório do devoto, por que não se apague a veneração pelo homem nobre e desditoso, cuja compensação de glórias mundanas e tangíveis foi a dolorida e triste purificação do gênio, no horto de sua agonia, na pátio de sua flagelação, e no topo do seu Golgota.

É o prisma do sofrimento o melhor decomponedor das almas. Torna-se o exame mais fácil e mais claro às refrações da dor. Cabem