cadeira de deputado federal. O sacerdote suspenso de ordens, acoitando bandidos, medicando enfermos, abençoando romeiros, distribuindo esmolas, sustentando a nevrose mística dos sertanejos que juravam a sua santidade, satisfez-se com a paz armada. Não foi inquietado. A nação respeitou o reduto "sagrado", a rude Meca, a fortaleza religiosa de Juazeiro. Os "monges" de Canudos e do Contestado sacrificaram-se pela inexperteza de uma luta desigual: a sua visão municipal não atingira as zonas altas do poder central. O padre Cícero, sagaz e coerente, acatou com lealdade as ordens do Rio de Janeiro. E Juazeiro, enquanto ele viveu, permaneceu inacessível às autoridades profanas.
Sertões do sul
O conflito do Contestado é de espécie distinta. Filia-se, contudo, à mesma barbárie rural. O "monge" é o patriarca duma sociedade primária e aguerrida. Na ausência do "chefe" político, do "coronel", sucessor do capitão de ordenanças da colônia, do vigário ou do juiz de paz, o "monge" dá a lei, regula a ordem e governa as almas.
Nos confins de "Santa Catarina errava, no começo do século, o "monge" João Maria. Estava-se no tempo das cinzas ainda quentes de Canudos e do início de Juazeiro, como concentração mística das "caatingas" nordestinas.