e autoridades das Províncias Unidas trataram de armar - empregando nas empresas marítimas o abundante capital que lá se acumulara, durante todo o século XVI - esquadras que conquistassem os domínios de Espanha, inquietassem as suas feitorias e destruíssem as suas frotas mercantes. Duas companhias de comércio com o mesmo fim se constituíram em 1597, sugeridas por Willem Usselinx.(1) Nota do Autor Esta foi a alta inteligência posta a serviço da navegação de Holanda.(2) Nota do Autor Van der Does saiu com 70 velas. Uma epidemia, em S. Tomé, matou-o, e a mil e duzentos tripulantes.
O almirante Leynssen, seu sucessor, destacou então sete navios, sob o comando dos capitães Hartman e Broer, para saltear povoações do Brasil. Em 23 de dezembro de 98 apareceram na Bahia. Precedera-os o "Silveren Werelt" (Mundo Argênteo), em 16 de dezembro, que fora tomado no porto, e depois posto no fundo, quando os barcos agressores trocarem tiros com os fortes.(3) Nota do Autor A resistência foi tenaz. Não obstou a que queimassem vários navios, entre os quais "um galeão do bailio de Leça, que veio fretado por mercadores para levar açúcar". Impossibilitados de desembarcar, diz frei Vicente que pediram um entendimento, com troca de reféns, sendo Estevão de Brito Freire o morador designado, por ser fidalgo, para ficar a bordo, enquanto o general flamengo se recolhia ao Colégio para conversar com Alvaro de Carvalho(4). Nota do Autor Confundiu o frade fatos